André Gilberto Boelter Ribeiro
Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
CONHECIMENTO
A produção do conhecimento está cada vez mais apurada na sociedade contemporânea. O conhecimento que a antes era apenas uma semente ou uma semente, agora é um dos mais fecundos: o cientifico. O fato de haver diversidade sobre o conhecimento é valido destacar o que seja conhecimento cientifico e conhecimento empírico.
O conhecimento científico atém-se aos fatos, transcende os fatos, é analítico, requer exatidão e clareza, é comunicável, é verificável, depende de investigação metódica, é sistemático, é explicativo, é aberto e cumulativo e também, é útil (GALLIANO apud ZANELLA, 2011, p. 16).
O conhecimento empírico e aquele que tem muitas vezes de natureza popular, que não se preocupa com as causas que o determina. É possível afirmar que o conhecimento empírico se desenvolve nas trocas sociais informais. São características do conhecimento popular ou empírico: superficial; sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico.
O conhecimento científico e o empírico se diferem devido a inúmeros fatores dentre eles ao contexto:
O conhecimento científico difere dos outros tipos de conhecimento – empírico, filosófico e teológico –, pois procura conhecer além do fenômeno e resulta de uma investigação metódica e sistemática da realidade, buscando as causas dos fatos e as leis que os regem. Tem a característica de verificabilidade, isto é, suas hipóteses podem ser comprovadas. É um conhecimento falível, porque não é definitivo, absoluto e final, já que está em constante renovação e construção (ZANELLA, 2011, p. 15).
O conhecimento empírico por muitas vezes é provado pelo conhecimento científico, ou seja, obtém resultados iguais, não diferem um do outro. Um clássico exemplo disso é o chá de camomila que era usado como calmantes por nossas avós, posteriormente comprovou-se que camomila é calmante.
REFERÊNCIAS:
LEITE, Fernando César Lima; COSTA, Sely Maria de Souza. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ci. Inf. , Brasília, v. 36, n. 1, 2007 .
GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. rev. atual. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2011.
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