André Gilberto Boelter Ribeiro


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sexta-feira, 20 de maio de 2011

RESENHA: OS MOTIVOS DE DESISTÊNCIA ALEGADOS NUM CURSO A DISTÂNCIA VIA INTERNET: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA GESTÃO DA EAD.

OS MOTIVOS DE DESISTÊNCIA ALEGADOS NUM CURSO A DISTÂNCIA VIA INTERNET: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA GESTÃO DA EAD.
Texto de Ivana Almeida

Este trabalho explicita os resultados de uma pesquisa sobre evasão num dado curso EAD. Ele destaca como problema da evasão tanto baseada em referencial teórico estudado, quanto sob a ótica dos próprios alunos. Assim, aponta teoricamente que a evasão ocorre por causa da a percepção de dificuldade do curso, a motivação, a persistência do aluno e seu lócus de controle. Ainda, aponta-se por causa do desempenho do tutor, e carga de trabalho, integração social, anseio, planejamento da aprendizagem, atividades face a face, um novo ambiente escola diferente do tradicional. Já os alunos dizem que é a quantidade de módulos completada pelo aluno, problemas pessoais, tempo de estudo, problemas no computador.

Considero importante tecer alguns comentários sobre os fundamentos apresentados no texto em análise. Primeiro, é preciso considerar a educação como um bem instituído no projeto da modernidade com a função social de construir as bases de uma nova sociedade pela emancipação da razão humana. E a aprendizagem de qualidade do aluno passa por diversos aspectos, não somente pedagógicos ou meramente financeiros. A estrutura da educação depende de tantos meios quanto forem necessários para que haja uma relação entre aquilo que se aprende na teoria e se aplica na prática. A tecnicidade tradicional não embasa e não sustenta a construção do conhecimento na modernidade.
Outro fundamento é que precisa-se urgentemente rever conceitos, em especial, no que se refere a noção de formação do indivíduo. Ela deve ser sistemática, organizada e permanente. Não existe indivíduo formado e sim em constante formação. E isso, implica em ter consciência de que deve-se ter a si próprio como um capital que precisa ter suas aplicações para render.
Outro fundamento, e principal problema, na evasão é falta de estabelecimento de metas. Também, não basta apenas se matricular num curso, estabelecer metas e esquecê-las no fundo da gaveta. O acompanhamento das metas estabelecidas, ou seja, seu monitoramento é essencial. É a partir das análises a cerca dos resultados obtidos ao decorrer do curso em busca dos objetivos é que completa o sentido de todo o processo de ensino-aprendizagem e da validade daquele estudo. No texto apresentado observamos que não há organização (ou planejamento) para os estudantes.
Outro ponto, é saber diferenciar o estudo EAD de uma sala de aula tradicional (presencial), tendo em vista que em ambos podem haver conflitos de poder, principalmente quando não há uma conversa aberta sobre avaliação. Acredito que um primeiro contato deva ser pessoal (e mesmo os virtuais devam transparecer pessoalidade) para estabelecimento de regras positivas e avanços sistemáticos no ensino.
Quanto aos problemas enfrentados no novo ambiente, que ocorre através da mídia diferenciado do presencial. Chamá-lo-emos de conhecimento digital que deve ser visto com certas restrições. A sua aquisição do conhecimento deve estar articulada a outros mecanismos de construção do conhecimento para que possa ter um conteúdo consistente e verossímil.
Sinceramente eu acredito que a riqueza da informação não está no meio que a conduz, mas na avaliação de sua qualidade. Vejamos um exemplo: de nada adianta pegar um jornal e ler reportagens rápidas e de péssima qualidade, como os links de celebridades ou os desfalques desportivos e esquecer a parte geral, política, economia, cultural e de desenvolvimento humano-afetivo.
Então, será que a leitura de chamadas rápidas ou notícias condensadas é suficiente? Não, mas o problema não está na internet, mas sim no leitor que a seleciona. Raramente encontra-se no Brasil, impressos da Revista Times, mas se procurarmos na internet encontraremos artigos até de 1950 na íntegra. Utilizei deste recurso para fazer trabalhos de literatura norte americana, os quais vieram enriquecer o conteúdo.
É fato lembrar que se pegarmos qualquer site da internet para embasar nossa teoria, isso será fadado ao fracasso. No entanto, podemos encontrar teses magníficas, e, e-books que nos darão conhecimento solidificado. Qual a diferença de ler um Machado de Assis em papel ou em dados virtuais.
O equilíbrio do processo do conhecimento deve estar na forma com que tratamos as informações e não na forma como as adquirimos. Pois, a criticidade, não se dá simplesmente pelo meio que se lê, mas pela forma com que se conduz o processo de leitura.
Dentre todos os motivos de desistência alegados num curso a distância via internet acredito que o mais grave e o que mais ocorre é a falta de organização, planejamento e consciência do estudante quando se matricula num curso EAD.


Texto do curso de ADM - UAB - seberi - UFSC

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