André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Considerações sobre EAD





Tendo em vista o tamanho do nosso país e os problemas de infra-estrutura, como a EAD auxilia na expansão da educação superior?


Se tomarmos por ponto inicial a ampliação de ingressantes no ensino superior, o sistema EAD elevou e muito esses números.
A grande discussão dos sistemas EAD reside na qualidade do ensino, ou seja, se haverá realmente aprendizado nesse sistema ou uma livre comercialização de diplomas. Uma convenção de que se ensina e se aprende ficticiamente, principalmente no setor privado. Isso é tão notório que o MEC começou a punir as instituições que não alcançam os padrões mínimos exigidos para o funcionamento. Embora o privado, seja o que mais se aproveita dessa leva o febre de estudos EAD, o público também investe e aos poucos colhe seus bons frutos.
Porém, é valido lembrar que com a criação desses cursos EAD (públicos) é possível ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior, e ampliar o acesso a população de baixa renda a cursos universitários de qualidade, permitindo que trabalhadores façam seus cursos sem que tenham gastos adicionais ou tenham que se deslocar para realizar sua graduação.
Assim, a EAD auxilia na expansão da educação superior, mas o que resta averiguar é o quantum dessa expansão e o seu grau de qualidade.

Nenhum comentário: