André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

LIDERANÇA

Olhar a liderança pelo viés empresarial é bastante como para os selecionadores, principalmente por que eles já estão empregados e dizer um não a um candidato não os afeta muito. Porém, quando olhamos pelo viés do candidato podemos ter inúmeros outros argumentos.
Abordar a liderança nesse contexto fica complicado porque quando se está desempregado, muitas situações se alteram e o profissional acaba levando para dentro da sala de seleção muitos reflexos de seus problemas. Os quais acabam muitas vezes ofuscando ou escondendo o líder que concorre a vaga.
Nakai destaca com muita propriedade a seguinte frase: “o Craque apresenta muitas competências associadas à liderança.” Entenda-se por isso, que o termo muitas, não significam todas e que há combinações de competências, então nenhum craque é igual ao outro.
Dentre essas competências apresentadas está a Capacidade de assumir responsabilidades. O líder dever encarar o compromisso da equipe como seu e saber que seu trabalho é responsável pelo desenvolvimento do trabalho da equipe restante.
Acredito ser uma competência que todos deveriam desenvolver a de conhecer suas fragilidades e lutar para fortalecer tais pontos. Enfrentar desafios e tirar proveito das derrotas e das vitórias é um importante ensinamento que o líder deve ter. E isso se liga ao poder de superação.
O líder deve estar pronto para fazer além do que lhe é atribuído. Porem não deve se sobrecarregar e fazer de tudo um pouco e mal feito. O líder deve aprender a dizer não.
O líder não passa despercebido, ele não deixa as pessoas da mesma forma como são ou eram. Ele marca as pessoas de tal forma que deixa impresso nelas a vontade de ser igual.

Nenhum comentário: