André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Histórico da Assembléia de Deus no Rio Grande do Sul

TEXTO RETIRADO DE SITE DA IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS


“Dois Jovens Chamados para a Obra Missionária"
Em 1909, dois jovens suecos - Gunnar Vingren e Daniel Berg - residentes nos EUA foram batizados com o Espírito Santo, ao mesmo tempo receberam a chamada missionária. Chegaram ao Brasil, em Belém do Pará, no dia 19 de novembro de 1910.
A Igreja fundada em Belém do Pará, iniciou sua trajetória no Rio Grande do Sul em 03 de fevereiro 1924 com a chegada dos missionários suecos Gustavo Nordlund, sua esposa Elisabeth e seu filho Herbert, que começaram a anunciar em Porto Alegre o evangelho de Jesus Cristo.
“O Primeiro Culto Assistido por uma Única Pessoa”
No dia 15 de abril de 1924, numa casa situada na Rua Maryland, esquina com a Rua Eudoro Berlink, no Bairro Mont’Serrat, em Porto Alegre, foi realizado o primeiro culto pelos missionários, que foi assistido por uma única pessoa, um ancião de 70 anos de idade, de nome José Corrêa da Rosa, o qual havia chegado ao local do culto a fim de abrigar-se de um forte temporal, pois, chovia torrencialmente em Porto Alegre, e após ouvir a Palavra de Deus, converteu-se a Jesus Cristo, foi batizado em águas por imersão, tormando-se o primeiro membro da futura igreja Assembléia de Deus na Capital do Rio Grande do Sul. A capela era simples, com apenas 4 bancos, onde se podiam acomodar 20 pessoas.
No dia 19 de outubro de 1924, foram batizadas por imersão, mais dez pessoas, no Rio Guaíba.
Após este batismo o Missionário Gustavo Nordlund celebrou a Santa Ceia na Capela da Rua Maryland, com os doze primeiros membros da Igreja. Nesta mesma reunião e neste mesmo dia 19 de outubro de 1924, foi organizada e constituída a Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Estado do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre.
Em 1926, num domingo de Páscoa, foi inaugurada a primeira sede própria da Igreja Evangélica Assembléia de Deus com capacidade para 200 pessoas na Travessa Azevedo, uma vitória alcançada após muitas orações e súplicas a Deus. Quatro anos mais tarde, em 1930, como o número de crentes aumentava, decidiu-se alugar um prédio na Rua Cristóvão Colombo, 580, esquina com a Rua Comendador Coruja, que como o anterior, foi adaptado e capacitado a acolher os 800 membros efetivos.
Em 1939, num dia festivo, os crentes, cheios de alegria, realizaram a inauguração do grandioso Templo na Rua General Neto, 384. Este era, na época, o maior templo evangélico da América Latina, com capacidade para abrigar 3000 pessoas na época.
“Deus escolhe o Missionário Nils Taranger”
No dia 08 de outubro de 1946, na cidade de Gothemburg, no maior porto da Suécia, a família Taranger embarcou com destino ao Rio Grande do Sul, sob assistência emocionada da mãe e serva de Deus, Amália - mãe do Pastor Nils
Nils com 30 anos, pastor talentoso, tanto no ensino da Palavra de Deus como na música, chegava a Porto Alegre, apos uma escala de poucos dias no RIo de Janeiro.
Permaneceu em Porto Alegre, aprendendo a falar o português e pregando pelo Estado, fazendo cruzadas em apoio as Congregações Já estabelecidas, visitando cidades como Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo, Boi Preto, Itacurubi, São luiz Gonzaga, São Borja, Itaqui, Alegrete, Uruguaiana, Quaraí, Nonoai, Palmeira das Missões e tantas outras.
Foram dois anos de aprendizado da língua e contato com os costumes gaúchos. Passado este estágio, o missionário Nils Taranger assumiu para fundar e organizar a Igreja em Bagé, estendendo a evangelização a Dom Pedrito, Lavras do Sul e São Sebastião, tendo trabalhado naquela região por um tempo aproximado de 6 anos.
“Miss. Nils Taranger Substitui Gustavo Nordlund”
Em Março de 1955, assumiu o Pastorado da Igreja de Porto Alegre, o casal de missionários Nils e Mary Taranger, também suecos, que até então pastoreavam a Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Bagé. Pastor Nils e irmã Mary, ao longo dos 43 anos que estiveram à frente da Igreja em Porto Alegre, desenvolveram um trabalho de grande envergadura, dando continuidade às obras já iniciadas, empenhando-se também na obra missionária, na obra social e na construção de novos templos, permanecendo no trabalho até outubro de 1998, quando por motivo do grave estado de saúde do Pr. Nils, tiveram de abdicar da liderança da Igreja.
“Pastor João Ferreira Filho substitui Miss. Nils Taranger”
No dia 19 de outubro de 1998, o Pastor João Ferreira Filho, Presidente da CIEPADERGS (Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores das Assembléias de Deus no Estado do Rio Grande do Sul) e sua querida esposa irmã Gesy de Vlieger Ferreira, vindos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus da cidade de Ijuí, onde pela graça do Senhor permaneceram por um período de 26 anos e 06 meses, granjeando durante esse tempo uma multidão de almas para o Senhor, assumem a liderança da Igreja de Porto Alegre. O Pr. João Ferreira Filho, palmilhou este Estado pregando o evangelho, dirigiu diversas igrejas, tais como: Santo Ângelo, Tupanciretã, Santa Maria, São Sepé, Ijuí e finalmente Porto Alegre. Guiado por Deus e sob a luz do Espírito Santo, juntamente com os demais líderes da CIEPADERGS, Pr. Ferreira deu início a um processo de transição da Igreja de Porto Alegre que foi visto como um ato heróico, sem visar interesses pessoais, mas sim visando a soberana vontade do Senhor, ato este que foi aclamado pelos pastores de todo Estado e também do Brasil.
“A Transição de João Ferreira Filho para Ubiratan Batista Job”“Uma transição guiada por Deus”
No dia 07 de julho de 2003, o Pr. Ubiratan Batista Job, após 14 anos e 7 meses pastoreando a Igreja de Sapiranga, toma posse da presidência da Igreja de Porto Alegre. O Pr. Ubiratan pastoreou também o Campo de São Jerônimo, que abrangia os municípios de General Câmara, Triunfo, Arroio dos Ratos, Charqueadas. Sendo homem experimentado na obra, ordenado ao santo ministério pastoral em 21 de março de 1977, o Pr. Ubiratan, sendo o segundo brasileiro a presidir esta Igreja, foi recebido com muita alegria pelo corpo de obreiros e por todos os membros da Igreja de Porto Alegre juntamente com sua esposa Ir. Eliane da Silva Job e seu filho Misael da Silva Job.
Assim segue a Igreja do Senhor neste torrão gaúcho, 74 anos liderada por missionários suecos, 4 anos e 8 meses elo Pr. João Ferreira Filho, e agora Pr. Ubiratan Batista Job que com muito carinho, amor e dedicação tem dado continuidade ao trabalho dos pioneiros no apascentamento da Igreja.
“Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o Seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis.” Hb. 6:10.

Um comentário:

Thiago Cavalcante disse...

Boa tarde, André.
Procurando algo sobre Literatura, deparei-me com seu perfil no Orkut e este me direcionou ao seu blog. Pude ver que além de nos identificarmos no mundo da Literatura, somos apaixonados e interligados pela fé também. A história da AD no Brasil é linda e comovente. Já li vários livros sobre Daniel Berg e Gunnar Vingren, emocionava-me ao ler tão belas e marcantes experiências vividas por estes "patriarcas" no Brasil.

Bom, despeço-me com a graça e a paz do nosso meigo Mestre: Shalom!