André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Não tenha medo de ser chefe - Bruce Tulgan

Quando comprei esse livro maio de 2010 pensei que estaria comprando mais um almanaque de liderança corporativa nos moldes da adminsitração normal. O que mais me chamou a atenção ao começar a ler o dito livro é que é um livro onde a liderança está pautada na autoridade, que em determinadas partes chega a ser quase ditatorial.

O autor aponta o subgerenciamento como um problema da liderança corporativa atual. o que é demonstrado ao longo do primeiro capítulo é que o gerente sempre deve estar na frente. O gerente não pode se ater a questões mecânicas do dia a dia e ir ao encontro do ponto problematico. "o que acontece  é que muitos gerentes continuam evitando o conflito" (15).

O gerente deve ser preciso e  rigorosos nos objetivos,e vinculá-los a questão de avaliações obrigatórias e remunerações de acordo com o desempenho de cada funcionário. O gerente precisa entender que ele dá ordens e não faz favor. Ele deve, se preciso, ter alguns confrontos com os funcionários.

O livro apresenta em seu segundo capítulo um perfil de gerente ideal:  forte e participativo,  que conheça muito bem e saiba exatamente o que estão fazendo a cada etapa do processo.

Com uma abordagem prática e positiva, ele destrói, um a um, os mitos que rondam o gerenciamento:
- O mito de que delegar poder é deixar as pessoas se virarem sozinhas e permitir que gerenciem a si mesmas.
- O mito de que ser justo é tratar todo mundo da mesma maneira.
- O mito de que o único jeito de ser firme é agir como um cretino e que ser um cara legal é deixar cada um fazer o que quiser.
- O mito de que evitar conversas difíceis é a melhor forma de não gerar confrontos com os funcionários.
- O mito de que é preciso ser um líder nato para gerenciar.
- O mito de que não há tempo suficiente para gerenciar pessoas.
 
Este livro é uma leitura diferente, leve e de fácil entendimento que merece ter atenção por todos aqueles que se dedicam ao estudo da liderança.
 
Abaixo a capa do livro:
 
 

 

TEXTO DA CONTRACAPA DO LIVRO:
 
Não tenha medo de ser chefe aponta o maior problema das empresas hoje em dia - uma epidemia de subgerenciamento que afeta toda a escala de comando - e oferece um caminho para que os gerentes reassumam seu papel e se tornem os líderes fortes de que suas equipes precisam.
Neste livro, você vai aprender a ver a função de chefia com outros olhos. Não como um fardo ou uma obrigação desgastante, e sim como uma oportunidade valiosa de ser útil, contribuir para aumentar a produtividade de sua equipe e ajudar seus subordinados a conseguir aquilo que querem e fazem por merecer.
Com uma sólida experiência em consultoria, Bruce Tulgan afirma que os chefes devem explicitar suas expectativas, dizer a cada pessoa exatamente o que fazer e como fazer, acompanhar e avaliar constantemente o desempenho de sua equipe, corrigir as falhas com rapidez e recompensar os sucessos ainda mais rapidamente.
Tulgan identifica as principais dificuldades enfrentadas pelos gerentes, relata casos reais e apresenta soluções simples e eficazes para lidar com os problemas do dia a dia. Com uma abordagem prática e positiva, ele destrói, um a um, os mitos que rondam o gerenciamento:
- O mito de que delegar poder é deixar as pessoas se virarem sozinhas e permitir que gerenciem a si mesmas.
- O mito de que ser justo é tratar todo mundo da mesma maneira.
- O mito de que o único jeito de ser firme é agir como um cretino e que ser um cara legal é deixar cada um fazer o que quiser.
- O mito de que evitar conversas difíceis é a melhor forma de não gerar confrontos com os funcionários.
- O mito de que é preciso ser um líder nato para gerenciar.
- O mito de que não há tempo suficiente para gerenciar pessoas.
****
Você se senta à sua mesa, fecha a porta e tenta fazer aquilo que considera "o seu trabalho", mas, volta e meia, precisa parar tudo para apagar incêndios. Nunca há tempo para acompanhar de perto o que cada membro da equipe está fazendo. Tanto seus funcionários mais brilhantes quanto os menos competentes estão insatisfeitos e cobram instruções e reconhecimento. Seu superior não o ensinou a gerenciar e, quando você pede a ele que determinada pessoa seja premiada por seu ótimo desempenho, ele lhe nega recursos.
Como ser o gerente que você quer ser e que seus funcionários gostariam que fosse? Para isso você precisa ser um líder comprometido com seu trabalho, que arregaça as mangas, monitora seu pessoal, avalia o desempenho, premia os êxitos e pune os fracassos.
Em Não tenha medo de ser chefe Bruce Tulgan apresenta uma abordagem engajada que desenvolve a confiança e a coragem para assumir o comando. Ele ensina você a se preparar para os desafios de uma administração focada e ativa descrevendo os problemas que poderá enfrentar e explicando o que fazer para conseguir resultados mais eficientes e se manter no rumo certo.
Combata a epidemia de subgerenciamento e seja aquele que diz: "Tenho uma ótima notícia, eu sou o chefe! Tomarei as providências para que as tarefas sejam realizadas da melhor forma possível. Darei todo o meu apoio para que você realize um grande volume de trabalho, com qualidade e rapidez, o dia inteiro. Vou prepará-lo para obter êxito a cada etapa do processo. Quando precisar de algo, vou ajudá-lo a conseguir. Quando quiser algo, vou ajudá-lo a fazer por merecer."
Reconheça sua própria autoridade, assuma o controle e torne-se um gerente forte. Você deve isso ao seu empregador, aos seus funcionários e a si mesmo.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: