André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

CHIC É SER CIVILIZADO!* (?)


Com essa afirmação a consultora de estilo Gloria Kalil inicia e termina sua obra. A frase até convence num primeiro momento aqueles que lêem desatentos ou aqueles que buscam freneticamente os seus “quinze minutos de fama”. No entanto essa frase suscita alguns questionamentos que poucas pessoas costumam fazer quando a conhecem.
A primeira questão que devemos definir é o que significa ser civilizado. Segundo o dicionário Aurélio é aquele “que tem civilização; que é bem-educado, cortês, urbano, civil”. Diante desta definição abre-se ainda mais o leque para questionamentos. O que é ser bem educado? O que é ser cortês, ser civil? E urbano? Essa última palavra exclui algum grupo populacional.
Outro questionamento importante a ser feito a partir da frase básica da consultora é: Qual a importância de ser chic diante das adversidades que a vida nos impõe? Diante a corrupção que estampa as capas de jornais? É possível ser chic não sendo atendido humanamente nas filas de hospitais quando se está com uma doença grave? Quando um filho chora de fome e os pais têm sua conta do mercadinho limitada por falta de pagamento?
Discutir a viabilidade de ser chic é muito interessante, principalmente quando se vive num contexto de pouca disponibilidade financeira. É viável ser chic (e nesse sentido diga-se civilizado) em meio aos confrontos entre policiais e delinqüentes? Ou quando um professor é obrigado trabalhar 60 horas e ainda assim, vive no limite do crédito bancário?
É muito importante saber viver em comunidade, respeitando o direito e os limites alheios. Porém a civilidade só é sustentável a partir do momento em que o respeito aos direitos e aos limites são universais. Porém, é impossível ser chic se a cada dia leva-se uma rasteira da vida ou então tem o acesso negado a algo garantido por lei.
Não menosprezando os dotes sociais da colunista Gloria Kalil, mas sua frase (ser chic é ser civilizado) possui um cunho moralizador, ou seja, as pessoas serão civilizadas para serem chic’s. Penso que é mais importante ser civilizado para que a convivência em grupo seja a melhor possível, e assim, ser chic decorre como uma conseqüência de ser civilizado.
Ser gentil, educado, honesto, consciente de seus atos, agir dentro da lei, não poderia ser visto como qualidades excepcionais e sim como requisitos para todo aquele que quer viver em harmonia com a sociedade. Então, para que ser chic se você já é civilizado?


* o Título da coluna é uma frase da autora Gloria Kalil do seu livro Alô! CHICS.

Nenhum comentário: