André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

domingo, 22 de março de 2009

Tecnologia, Informática e Gestão Ambiental.

1 INTRODUÇÃO

A era da informação está tomando conta das relações humanas, profissionais e sociais. O profissional do futuro deve estar atualizado e constantemente atualizando-se na Tecnologia de Informática para poder atuar nesse mercado., principalmente nos instrumentos que o capacitam para trabalhar com a informatização de dados, como por exemplo os programas.

Com a crescente popularização dos meios de informática, é de se observar que esses meios também invadem todos os meios transformando muitos conceitos. Não é um fenômeno recente que o poder de avanço da ciência e da técnica provoca uma desvalorização de outros saberes. A informática instigou uma guerra nas profissões por causa de sua capacidade de rápida comunicação. Então quem não sabe trabalhar com os dados informatizados pode se contar fora do mercado de trabalho.

Com as ferramentas atualmente disponíveis, é possível a qualquer um acrescentar gráficos às suas páginas na Internet. No entanto, é preciso ter um pouco de habilidade em HTML, as imagens geradas dinamicamente tanto podem ser incluídas em páginas na WEB como em aplicações específicas.


2 A ERA TECNOLOGICA GERADORA DE INFORMAÇÕES

Com a criação dos computadores e sua divulgação em larga escala atinge as pessoas diretamente, pois estas estão expostas as informações. As vantagens que esse aparelho trouxe estão visíveis em todas as épocas posteriores ao seu surgimento. O computador é uma nova espécie de produto social e tende a ganhar novas formas com o passar do tempo.

Os computadores são produtos de ponta de uma tecnologia inteligente, isto é, uma tecnologia que se desenvolve e se estrutura a partir de componentes oriundos da decodificação de processos cerebrais. São máquinas semânticas, utilizando formas de linguagem bastante sofisticadas, tais como: imagens, códigos de linguagem, processadores de texto e cálculo, etc. Em segundo lugar, os computadores costumam ser vistos como máquinas frias que não possibilitam o contato humano. (SANTOS, 1986, p. 22).

Contudo, os computadores com o passar dos anos perdem aquele status inicial e ao inventarem a Internet, acaba sendo apenas um meio de acesso ao mundo globalizado. Passa-se então, do campo da computação para o da informática. Essa nova visão provocou um avanço de consciência e nas habilidades cognitivas, indo além das técnicas mecânicas. A informática permitiu a construção de raciocínios muito mais abrangentes e complexos, bem como o fortalecimento das relações profissionais.

Com a abertura do mercado de informática para o capital estrangeiro no Brasil, abrem-se novas possibilidade e aumenta o número de profissionais que encontram nesses instrumentos tecnológicos um apoio para a sua profissão.

A informática, além da comunicação entre os profissionais, clientes e fornecedores, possibilita a praticidade e a organização nos ambientes de trabalho, seja através de programas, seja através de simples pastas de armazenamento de dados.



3 A ESTATÍSTICA INFORMATIZADA: PROGRAMA R

Com a evolução tecnológica é salutar que a área da estatística também tenha sido atingida e sofra as conseqüências da informatização de dados. Um exemplo de softwares estatísticos é o programa R.

Este programa iniciou seu desenvolvimento por Robert Gentleman e Ross Ihaka do Departamento de Estatística da Universidade de Auckland em Nova Zelândia, mais conhecidos por “R & R”, apelido do qual originou-se o nome R do programa. E teve como objetivo inicial encontrar algo que solucionasse problemas de aulas.

O primeiro relato da distribuição do R foi em 1993, quando algumas cópias foram disponibilizadas no StatLib, um sistema de distribuição de softwares estatísticos. (...) Em 1997 foi formado um grupo de profissionais que têm acesso ao código fonte do R, possibilitando assim a atualização mais rápida do software. Desde então o R vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, em parte devido ao fato de ser totalmente gratuito e também por ser um programa que exigi do usuário o conhecimento das análises que está fazendo, diminuindo assim as chances de uma interpretação errada dos resultados.

O programa R está disponível e é compatível com quase todos os sistemas operacionais, tais como o parte dos MacOS, Windows a partir do 95 e para UNIX e sistemas similares como Linux e FreeBSD.

A linguagem R como é denominada, a tela do R é bastante simples, cuja utilização é feita através de comandos sobre os objetos (banco de dados ou resultados gerados por funções) criados pelo usuário quando efetua as analises estatísticas.

“O R é a versão livre baseada na linguagem S, cuja versão comercial é o S-Plus. O programa SAS, por outro lado, é o programa estatístico mais comum, mas o R é o mais popular. O programa R por ser genuinamente um programa orientado por objeto nos possibilita programar com muita eficiência e versatilidade”. (FERREIRA, 2008, p. 43).

Quanto a estatística, no programa R está disponível em estatística descritiva e gráficos em gerais. “As técnicas computacionais são denominadas de estatística computacional se forem usadas para realizarmos inferências, para gerarmos variáveis aleatórias ou para compararmos métodos e técnicas estatísticas.” (FERREIRA, 2008, p. 47).

Isso, no entanto exige outros conhecimentos como explana o mesmo autor, “para utilizarmos de uma forma mais eficiente à estatística computacional, um conhecimento mínimo de simulação de variáveis aleatórias é uma necessidade que não deve ser ignorada.” (FERREIRA, 2008, p. 51).


4 CONCLUSÃO

A tecnologia, representada pela informática pode se o profissional não estiver preparado para lidar com ela, ser um entrave na vida e na carreira. Porém, se ele tiver domínio e consciência de seu funcionamento, estabelecerá contato direito com os demais meios informacionais, tendo uma rotina facilitada , orientada e comprometida com a integração dessas inovações com o meio ambiente.

No caso da estatística está sendo desenvolvido um software denominado programa R que possibilita a realização de dados estatísticos. Esse é o ponto de convergência entre a tecnologia informacional e a estatística que está sendo tão utilizada nas empresas atuais.

Com a evolução tecnológica é salutar que a área da estatística também tenha sido atingida e sofra as conseqüências da informatização de dados. Um exemplo de softwares estatísticos é o programa R, que é um programa recente que tende a se espalhar no mundo inteiro.

Por ser um software livre está compatível com a maioria dos sistemas operacionais. Sua linguagem é simples, sendo o programa estatístico mais simples e popular. Porém, obter o programa não garante ao usuário total domínio, pois estes dependem de outros conhecimentos secundários.


4 REFERÊNCIAS

REIS, Gustavo Mello & RIBEIRO JÚNIOR, José Ivo. Ferramentas Estatísticas Básicas da Qualidade - guia prático do R. Disponível em: http://www.estatísticanor.xpg.com.br. Acesso em: 09/12/2008

SANTOS, Jair Ferreira dos Santos O que é Pós-moderno. São Paulo, Brasiliense, 1986.

FERREIRA. Daniel Furtado. Estatística Computacional - Utilizando R. 11 de setembro de 2008. Disponível em: http://www.dex.ufla.br/~danielff/apeco.pdf. Acesso em: 10/12/2008.

Nenhum comentário: