André Gilberto Boelter Ribeiro
Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
comentário: O que faz um gestor.
O texto aborda a existência da gestão como um importante fato do século XX, até mais importante que as tecnologias inventadas nas últimas décadas, e ponta alguns caminhos que o gestor deve e não deve seguir. Diante de inúmeros exemplos que o texto expõe a questão de que ele deve gerar valores, mesmo e principalmente quando não há possibilidade ou oportunidades, como no exemplo da cidade sem empregos, um gestor é alguém essencial para o desenvolvimento organizacional. Esse profissional deve ter em foco o planejamento, o conhecimento do contexto do público alvo, para ter casos de sucesso. Existe um contexto que deve ser observado e considerado na implementação de qualquer projeto, sabendo e aceitando suas condições.
O texto cita exemplos não bem sucedidos de atuações de gestores que tinham focos na ação e não nos resultados.
O gestor deve ser alguém capaz de solucionar problemas, saber as articulações do mercado em que está envolvido, bem como ter a capacidade de adaptação de velhos modelos às novas tecnologias, como é o caso da venda ponto-com. Dentro dessa perspectiva, ainda deve ter aptidão de transformar algo que seria comum, em algo que traga benefícios a um determinado grupo de pessoas pelo menos.
Além disso, dever saber e ser um bom estrategista, criando situações que sejam difíceis até de serem copiadas, devendo ter como característica a capacidade de decisão.
Vê-se um exemplo de falta de visão no setor público, onde os gestores não têm a mentalidade da “gestão”. Os quais deveriam traçar metas e acompanhar os resultados, empreendendo esforços nisso, e não no esforço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário