André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

terça-feira, 20 de março de 2012

REMEMBER





Nesse 20 de março festejamos mais um aniversário de emancipação político-administrativa de Dois Irmãos das Missões. Nos desmembramos de Erval Seco, que outrora era Herval Seco, e deixamos de ser Vila Dois Irmãos.

Sem questionar o que é verídico nos depoimentos sobre os primeiros habitantes , cabe refletir sobre o que temos feito para que nosso município seja considerado um lugar melhor para se viver.

Lembro-me que até pouco tempo atrás para se fazer o dito segundo grau ( o que equivale ao ensino médio nos dias de hoje) era preciso um pouco mais de esforço e se deslocar até Erval Seco, para estudar na escola estadual urbana deste município. Era um sacrifício, principalmente nos dias de muita chuva, em que a estrada ficava como um paradeiro obrigatório para o ônibus que transportava os alunos. Hoje Dois Irmãos das Missões tem Ensino Médio na cidade, e muitos ainda se recusam a estudar.

Lembro-me que para fazer muitas vacinas, havia necessidade de ir para outro município, e Erval Seco era o caminho mais comum. E o medo do doutor (Homero) era inevitável, pois sabia que se eu o visse ficaria no mínimo uma semana “preso”. Hoje, vejo notícias de pessoas que se mudam para Dois Irmãos das Missões em busca do atendimento da saúde.

Recordo-me claramente que nos dias de chuva, a rua do meio, comumente denominada, ficava uma verdadeira pista escorregadia. Eram tantos tombos e deslizes que mais parecia uma vídeo cacetada. No entanto, com o passar dos anos, foram postas pedras e atualmente há asfalto.

Também, não foi uma nem duas vezes que se fugia da professora da catequese para jogar bola na quadra de esportes em frente a igreja católica. Era muito divertido, pois infância é diversão para a maioria das crianças, mesmo que não houvesse nenhum atrativo maior para estar lá, senão soltar os cavalos e os bois que eram amarrados para pastar a grama da “praça”. O tempo passa, e assim como o jovem cria forma de adulto, esse espaço tomou forma de praça: sendo praça, playgraund, academia, pista.

O tempo não só passa, ele voa. E a maturidade que se adquire com ele faz com que e barreiras sejam derrubadas, mesmo que muitos acreditem não ser possível. Fazendo com que pessoas abram mão de sua própria vontade para o bem coletivo.

Muitas pessoas que ajudaram a abrir as primeiras estradas e as ruas de Dois Irmãos das Missões não estão mais vivas para ver o progresso chegando. E certamente, muitos dos que hoje vivem não presenciarão o que um 2050 terá a oferecer. Ficarão na lembrança da realidade que deve ser construída a cada dia.

O amanhã depende do hoje para acontecer, a realidade alcançada precisa da ação para ser realizada. Então é preciso nos questionar sobre qual é a nossa contribuição para que o futuro aconteça? Qual é a nossa contribuição para que o futuro seja cheio de boas memórias?





Nenhum comentário: