André Gilberto Boelter Ribeiro


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segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EMPREENDEDORISMO DO BRASIL

RESUMO

O networking é um meio que o empreendedor do início do século XXI dispõe para aumentar sua rede de relacionamentos. Networking pode ser traduzido no antigo modelo de indicação pessoal, referências pessoais, ele é uma rede de contatos profissionais, que não corresponde somente aos empregos. O networking bem elaborado é possível abrir novos horizontes para o profissional empreendedor. O empreendedorismo na atualidade exige muita aptidão para negociar, se relacionar e administrar e o networking no relacionamento profissional tem muito valor.

Palavras-chaves: Empreendedorismo; Networking; Rede de relacionamentos.


1 INTRODUÇÃO

O recente surgimento da expressão networking representa uma evolução do famoso apadrinhamento, principalmente sobre a importância de se criar e manter redes de relacionamentos. Na atualidade muitas pessoas experimentam cargos elevadíssimos por estar atento a essas informações. O networking se identifica a construção de uma casa, que começa pelos alicerces.

O presente trabalho visa esclarecer quais as funções do networking no processo empreendedor, destacando os conceitos dos dois termos, networking e empreendedorismo, para facilitar a análise dos componentes teóricos.


2 CONCEITO DE NETWORKING

Networking é em outras palavras rede de contatos ou rede de relacionamentos. E é uma ótima agenda para os profissionais, “um grupo de pessoas com o qual se relaciona e que pode ajudá-lo a abrir as portas, gerar novas oportunidades e até mesmo encontrar o trabalho dos seus sonhos”. (SILVEIRA, 2006, p. 6). Deve ficar claro que networking não tem nada a ver com amizade, nem com enviar mensagens de e-mail para um grupo de pessoas e recebendo outras em trocas, não é ter a lista de nomes e cargos dos principais dirigentes de empresas, nem participar de comunidades de relacionamentos.

Segundo Silveira (2006, p. 10) o que move o networking é o indivíduo ser participativo, empreendedor e ter espírito comunitário:

A troca de informações, a socialização de experiências, um toque de calor humano às formalidades do dia-a-dia. Com a aproximação, nascem as amizades e cria-se, se não intimidade, pelo menos cumplicidade. Não se trata de uma coisa interesseira, como muitos costumam pensar. Se disso vier uma proposta para trocar de emprego ou a oportunidade de fechar negócio, ótimo. Caso não venha, ótimo também, o importante é que os amigos sempre se ajudem.

Persona (2007, p. 24) define o networking como uma rede de relacionamentos em que pessoas criam vínculos, que permite fazer a divulgação imediata daquilo que se faz. Não se trata de amizade pura, mesmo que muitos sejam amigos, que objetiva a troca de ajuda.

O networking é uma ferramenta do marketing pessoal e profissional, também denominado rede de contatos. Silva (1999, p. 01) defende que a importância de construir um networking é imprescindível para qualquer pessoa seja para a promoção pessoal ou profissional. Ter uma rede de contatos é totalmente ético e identificado pela personalidade e que tais grupos têm como finalidade não apenas a recolocação no mercado de trabalho, mas também outras inúmeras possibilidades tais como: projetos ligados a menores abandonados, combate ao consumo de drogas, consultoria a pequenos empresários, Cidadania, Terceira Idade, etc. Existe um vasto campo de possibilidades de atuação que depende exclusivamente de como são montadas tais Redes, criando-se assim uma maneira mais humana e politicamente correta.


3 NETWORKING E EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo, para Wagner (1998) é “a capacidade de agir sobre as coisas, inclusive sobre os outros (como objetos da ação). O empreendedor é empático e seu poder é conquistado pela acumulação de atributos: força, conhecimento e propriedade”. “Ser empreendedor exige uma elevada dose de competência pessoal para exercitar habilidades diversas sem jamais perder de vista a harmonia do conjunto da organização” (MEDEIROS, 2001, P. 21).

O empreendedorismo exige do profissional algumas atitudes especiais, como a criatividade e inovação; disposição para atuar em equipe; visão sistêmica e de longo prazo; capacidade de negociação; adaptação à mudança; liderança; capacidade de comunicação para estabelecer network; e disposição para correr riscos. Medeiros completa destacando alguns requisitos que o empreendedor deve ter:

A gênese do empreendedorismo consiste em demonstrar ao universo que nos rodeia, a nossa capacidade de gerar e gerenciar idéias produtivas. E isso se faz a partir da identificação de nossas virtudes, do nosso talento em atividades que nos trazem compensação emocional. Em resumo, devemos descobrir o que gostamos de fazer, porque isso fazemos bem. Quem sabe o que deseja na vida, tem meio caminho andado em direção ao sucesso profissional e pessoal. Já aquele que não conseguiu descobrir suas potencialidades, dificilmente irá a algum lugar. Corre o risco de passar a vida inteira frustrado, tentando fazer algo de que não gosta porque não se sente qualificado/preparado para realizar. (MEDEIROS, 2001, p. 22)

A relação entre empreendedorismo é estreita visto que através do networking o empreendedor consegue alargar seus contatos e fazer com que clientes venham até ele, oportunidades sejam criadas e descobertas. Ao contrario do que muitos pensam, o networking não serve apenas para recolocação em emprego, ele se presta para estreitar relações com aqueles relacionamentos que nem sempre é possível ver todos os dias. Para Pitaluga (2005) o profissional deve estar atento as pessoas, oferecendo seus serviços, “conectando-as a pessoas de seu interesse ou mesmo dando dicas, se questionado, sobre um tema específico.”

Um empreendedor deve ao trabalhar com seu networking expressar sua opinião, “participando nos blogs e fóruns de discussão moderados por terceiros. Contribua de modo significativo para o enriquecimento da discussão. Evite a tentação de fazer piadinhas de qualquer tipo.” (PITALUGA, 2005). Estando aberto ao diálogo, procurando novos contatos, sempre mantendo o seu foco, sabendo dizer não educadamente, recusando as ofertas de negócios que esteja fora do seu padrão.

Para tecer uma boa rede de relacionamentos é fundamental que o empreendedor participe ativamente de eventos sociais, esportivos, religiosos, seminários, palestras e congressos. Quantos negócios interessantes não podem começar, por acaso, numa festinha de aniversário de crianças, numa reunião de pais de alunos, numa pelada de futebol, numa reunião de moradores do bairro, num churrasco ou festa beneficente. Sempre digo para os alunos de empreendedorismo que o empresário é a melhor e mais barata peça promocional do seu próprio negócio. (BOLSON, 2005, p.02).

Silva (1999, p. 02) argumenta que uma "Rede de Contatos" tornou-se atualmente uma "Entidade" imprescindível para o sucesso de cada participante, seja como forma de um novo emprego ou até mesmo prestação de serviços dentro de cada especialização. Seja através da solicitação de um amigo, de alguém que já se fez algum serviço devido a construção de uma boa imagem profissional e respeitabilidade. Em suma, uma rede de contatos é importante para contratos de negócios, sendo eficientes para anúncios de negócios, ajudando a captar oportunidades ocultas, através de uma aproximação sutil e mais eficiente que outras, principalmente para um empreendedor novato.


4 CONCLUSÃO

A globalização afeta o mercado tanto para os empregados como para os investidores. Obrigando a todos a recorrem a antigas formas de indicação para se sobressaírem em seu setor. O Networking pode ser traduzido no antigo modelo de indicação pessoal, referências pessoais, ele é uma rede de contatos profissionais, que não corresponde somente aos empregos. A nova roupagem do antigo sistema de indicação permite que a rede de relacionamentos seja efetivada de forma mais abrangente, principalmente com os novos meios de comunicação.

O networking, rede de relacionamentos ou a rede de contatos permite que troquem informações importantes tais como grandes oportunidades, não somente no mercado de trabalho, mas na ofertas de serviços. É por isso que define-se como networking o meio que o empreendedor do início do século XXI dispõe para aumentar sua rede de relacionamentos. Com o networking bem elaborado é possível abrir novos horizontes para o profissional empreendedor, conquista de novos clientes, novas ofertas de produtos, etc.

O contato em redes de relacionamentos deve ser atualizado constantemente, para que sempre que surjam novas oportunidades, cheguem até seu proprietário. O empreendedorismo na atualidade exige muita aptidão para negociar, se relacionar e administrar e o networking no relacionamento profissional do empreendedor tem muito valor.


5 REFERÊNCIAS

BOLSON, Eder. Empreendedorismo e network. 23 de junho de 2005. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/546/. Acessado em: 06/03/2008 às 18:15 hs.

PERSONA, Mario. Entrevista: Marketing pessoal. Disponível em: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_dgabc.html. Acessado em: 06/03/2008 às 17 hs.

PITALUGA, Octavio. Princípios Básicos de Networking. Disponível em: www.net-bridges.com.br/redesdenegocios. Acessado em 07/03/2008 às 18 horas.

MEDEIROS, Paulo. Empregabilidade: como gerenciar seu talento. Disponível em: www.valdirmedeiros.com.br/medeiros/content/elivro/livro.pdf. Acessado em: 06/03/2008.

SILVA, Carlos dos Santos. Rede de Contatos (Networking). 17/11/1999. Disponível em: http://www.converge.org.br/networking.htm#REDE_DE_CONTATOS. Acessado em: 06/03/2008.

WAGNER, Jaime. Líder x Empreendedor. 1998. Disponível em: http://vounessa.terra.com.br noticias/mostraNoticia.asp?idNoticia=2029. Acessado em: 06/03/2008.

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