André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

domingo, 10 de janeiro de 2010

ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO


É comum ouvirmos a expressão “tempo é dinheiro!” e o tempo do relógio não um aliado, mas um rigoroso e implacável inimigo quando não se consegue administrá-lo. Temos dificuldade em administrar nossas tarefas frente às horas disponíveis do dia.
Um passo importante para conhecê-lo e administra-lo é percebe-lo como um instrumento manipulável que deve estar a nosso serviço, e não como algo que nos aprisiona . O tempo está extremamente ligado com o contexto, ou seja, em situações desagradáveis ele parece se alongar e minutos parecem durar uma eternidade e em momentos de alegria ou de muito trabalho parece ser escasso, e cada hora durar apenas um segundo.
Parafraseando o versículo tão conhecido entre os cristão, “há tempo para tudo na vida”. Desde o utilizado na convivência conjugal ou familiar até aquele disponível ao assunto de extrema urgência e importância, parece que cada momento adquire um valor monetário. E o que não rende dinheiro não nos chama tanta atenção.
A boa administração do tempo depende de métodos específicos de divisão, de comportamentos que contribuem para o desenvolvimento de determinado trabalho, de conhecimento da tecnologia e de seu domínio. Mas tudo isso, perpassa por um dos vocábulos mais discutidos na área administrativa: o planejamento. No entanto, os homens modernos não sabem planejar tantas atividades ao mesmo tempo.
Seja para projetos a curto, a médio ou a longo prazo, a administração do tempo depende do planejamento. Visualizar cada etapa do que se quer realizar oportuniza executa - lá com mais segurança e firmeza, dominando o tempo e obtendo resultados. O detalhamento de cada atividade, mesmo que sejam rotineiras, organizando-as cronologicamente, permite-nos dispor de períodos vagos para lazer ou mesmo para impossíveis imprevistos.

Um comentário:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Prezado André, uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.

MEdite no Sl 36.8,9

Nele, Pr. Marcello

Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto:

Uma palavra sobre o livro do Apocalipse