André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Universidade de Yale oferece cursos grátis na Internet


A Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas instituições de ensino em todo o mundo, anunciou a sua aposta na disponibilização de cursos online, através da disponibilização de vídeos grátis, traduzidos em vários idiomas.
A iniciativa é semelhante a outras tomadas por várias instituições de ensino estrangeiras, tais como a Universidade de Princeton e o MIT, entre outras. No entanto, a escolha de Yale diferencia-se das outras por ser a primeira a concentrar os seus esforços nas aulas grátis através de vídeo online.
O projecto piloto terá 18 meses de duração e disponibilizará, para além dos vídeos, apontamentos e traduções referentes a sete cursos que irão começar no próximo ano. De acordo com a Reuters, alguns dos cursos oferecidos são “Introdução ao Antigo Testamento”, “Fundamentos de Física” e “Introdução à Filosofia Política”.
No entanto, os cursos leccionados pela Web não contarão com nenhum certificado de Yale nem tão pouco substituirão a presença física dos alunos nas aulas.
Espera-se que os estudantes de Yale gastem, este ano lectivo, perto de 46 mil dólares na matricula, em alojamento e em alimentação, refere a mesma fonte.
Richard Levin, presidente da universidade, citado pela imprensa internacional, refere que esta é uma oportunidade para “partilhar uma parte vital e central da experiência e Yale com aqueles que, por qualquer motivo, não estão em posição de obter, em primeira mão, educação em Yale”.
Universidade de Yale
http://open.yale.edu/courses (Astronomy, English, Philosophy, Physics, Political Science, Psychology, Religious Studies)
MIT
(muitos, 1800+)
Universidade da Califórnia, em Berkeley
Universidade Stanford
Instituto de Tecnologia de Paris

Nenhum comentário: