André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

domingo, 22 de agosto de 2010

FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS E A EDUCAÇÃO TRADICIONAL

O filme é uma história que se passa na Welton Academy, onde um ex-aluno volta como professor de literatura e utiliza métodos diferenciados. Assim, os alunos passam a pensar criticamente, indo contra ao pregado pela escola, principalmente quando o assunto é a "Sociedade dos Poetas Mortos". O interessante é que os adolescentes correspondem ao professor, embora tenham anseios e desejos próprios.
O professor mostra um lado da sociedade que os alunos até então ignoravam pela forma com que o ensino era conduzido. A escola pregava pelos princípios da tradição-honra-disciplina-excelência. O novo professor agia de forma a desestabilizar as estruturas da direção da escola e os limites estabelecidos pela sociedade.
Nesse filme podemos ver que há conflito entre as formas de ensinar, que refletem na relação professor-aluno. Principalmente porque ele faz coisas que os demais professores e muitos pais consideram inadequados para se ensinar. Esse confronto de ideias leva um aluno ao suicídio. A culpa desse suicídio recai sobre o professor, até porque ele se utiliza da expressão latina carp diem.
O ingresso desse novo professor na escola preparatória para a universidade representa as novas técnicas de educação. Pois ele apresenta a emoção e os sentimentos aos alunos. O questionamento
Podemos então dizer que o professor ainda é um formador de opinião dentre a sociedade, principalmente nas pequenas cidades. Os professores em muitas localidades são referência e padrão de conduta para a população. Porém, a maioria dos professores desconhecem que possuem esse poder de articulação de ideologias e de formação de opinião entre seus alunos.
A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. A educação escolar além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para a cidadania.
Os professores ainda não se despertaram para a revolução social que podem realizar dentro de uma sala de aula. Dentro desse espaço, são os professores quem possuem a voz e a oportunidade de trabalhar valores e ideais. De selecionar textos, figuras e temáticas que os possibilite desenhar e moldar aqueles que os ouvem. O trabalho de professor é um trabalho fortemente argumentativo e de convencimento. É um embate ideológico. E o professor deve fazer uso dessas prerrogativas de sua profissão.
Um grande problema na vida do professor é a tênue linha que separa a sua função da função familiar. Há uma confusão entre essas duas bases de formação do indivíduo, e nesse “embate” as crianças ficam livres de qualquer autoridade e limites. O professor torna-se escravo de leis más interpretadas e torna-se vítima da violência que invade muitas escolas do país.
Entendemos que a educação deve visar à promoção do desenvolvimento comunitário, criando condições para a autonomia social da comunidade; o aprimoramento e intensificação do diálogo de lideranças comunitárias e sociais com o poder público; a criação de condições favoráveis à formulação de ações afirmativas, por parte da sociedade civil, que possam se refletir em sua participação efetiva na superação de situações que determinam a exclusão social e na busca de alternativas de desenvolvimento sustentável da melhoria de qualidade de vida.
A escola é uma agência de socialização, intermediando o processo entre a família e a sociedade. É uma etapa de transição para entrar na sociedade. Portanto, não será grande novidade dizer que a escola tem um papel de extraordinária importância no desenvolvimento da cidadania. Cobre um intervalo de idade decisivo no desenvolvimento de um ser humano. As escolas são espaços sociais próprios de referência e sociabilidade para juventude na cidade. Assim, é preciso ter em mente que se ensina pelo exemplo, não pelo sermão; aprende-se participando, sendo ator mais do que espectador; deve-se ter contato com o real para a cidadania estar em pleno desenvolvimento; conferências e narrativas sobre situações individuais vividas; e trabalho comunitário.

Ser homem hoje?




Ser homem hoje é ir ao analista para descobrir-se. É ir a academia para ficar forte, chegar em casa e lavar a louça para a esposa terminar o trabalho dela que ficou pendente. Ser homem é driblar o preconceito, ir ao urologista, buscando viver mais anos com sua família. É ir a escola pegar o boletim dos filhos e se emocionar com uma simples apresentação da turma de seus pequeninos. Ser homem é viver a liberdade, bebendo cerveja com os amigos até mais tarde no bar, falando de futebol e da mulher da capa da revista masculina, mas é também, saber que um dia uma mulher irá aprisionar seu coração. Ser homem hoje é algo indefinido, como a palavra colega que só na prática saberemos o que realmente é.

A FORMAÇÃO DOCENTE

A prática docente é uma tarefa que exige do educador uma constante adaptação com o mundo exterior. Por esse motivo, o docente deve ter determinados comportamentos para que possa executar sua atividade docente de maneira satisfatória. E isso, se desenvolve no que denominamos de formação docente que está repleta de atividades de aprendizado. Dentre essas atividades está a da pesquisa e a da leitura.
Não é difícil perceber dentre muitos docentes, a concepção de que o termo “formação” compreende apenas palestras e demais atividades realizadas ou promovidas por órgãos educacionais. Isso acontece principalmente na docência pública. Porém, é importantíssimo salientar que a formação docente não envolve apenas palestras ou atividades isoladas. O termo formação compreende uma ação particular em prol do público, ou seja, cada docente é responsável pela sua formação, que é única, ininterrupta articulado, e imensurável em determinados casos.
Um ponto que os docentes pecam constantemente é em não conceber a leitura como parte de sua formação. Não há de se falar em formação profissional e mais ainda, em formação docente sem que haja um nível de leitura, seja ela, especifica da área, conhecimentos gerais ou até mesmo de clássicos. A aquisição do conhecimento do docente perpassa vários níveis e um dele é o da leitura.
O docente também deve estar envolvido em outro ato que não é e nem deve ser desvinculado ao da leitura, que é o ato da pesquisa. Conhecer algo ou dado assunto, não faz de nenhum docente pronto e acabado, pelo contrário o torna ainda mais preparado para trilhar caminhos desconhecidos da área de sua especificidade. Quando se pesquisa, se coloca em atividade grande parte do conhecimento adquirido em busca de uma solução para um problema. É inevitável realizar uma pesquisa sem se utilizar do instrumento leitura, o que o enriquece ainda mais.
O professor que é um constante pesquisador e tem como instrumento de trabalho a pesquisa e a leitura, não passará despercebido e terá destaque em qualquer atividade que exercer. Pois, a cada leitura ele modifica e modifica o entendimento de leituras realizadas por ele em outro momento. É um ato de entrelaçamento que gera conhecimento. A formação docente só terá consistência se for construída sob os pilares da pesquisa, da leitura e da prática. Caso contrário, ter-se-ão profissionais desabilitados a exercer o magistério com qualidade.

A EFICÁCIA DA LEITURA NA INTERNET

O conhecimento digital deve ser visto com certas restrições. A sua aquisição deve estar articulada a outros mecanismos de construção do conhecimento para que possa ter um conteúdo consistente e verossímil.
O conhecimento da internet é semelhante ao sistema que a rege, vasto e rápido, no entanto, devemos reconhecer que o que implica na superficialidade no conhecimento, ou na produção de textos da internet é o denominado vicio dos Ctrls V e C.
Sinceramente eu acredito que a riqueza da informação não está no meio que a conduz, mas na avaliação de sua qualidade. Vejamos um exemplo: de nada adianta pegar um jornal e ler reportagens rápidas e de péssima qualidade, como os links de celebridades ou os desfalques desportivos e esquecer a parte geral, política, economia e cultural.
Respondendo a pergunta de que será que a leitura de chamadas rápidas ou notícias condensadas é suficiente? Não, mas o problema não está na internet, mas sim no leitor que a seleciona. Dificilmente conseguiremos no Brasil, impressos da Revista Times, mas se procurarmos na internet encontraremos artigos até de 1950 na íntegra. Utilizei deste recurso para fazer trabalhos de literatura norte americana, os quais vieram enriquecer o conteúdo.
É fato lembrar que se pegarmos qualquer site da internet para embasar nossa teoria, isso será fadado ao fracasso. No entanto, podemos encontrar teses magníficas, e, e-books que nos darão conhecimento solidificado. Qual a diferença de ler um Machado de Assis em papel ou em dados virtuais.
A criticidade, não se dá simplesmente pelo meio que se lê, mas pela forma com que se conduz o processo de leitura.
O equilíbrio do processo do conhecimento deve estar na forma com que tratamos as informações e não na forma como as adquirimos. Ler é importante, mas trabalhar as informações com atitude é que completa o sentido do ato de ler.